sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Makaveli

[...]
Um Lugar pra eu passar minhas noites sozinho
pra relaxar
há muita pressão na vida que levo
As vezes choro
Já pensei em me suicidar e tentei
Mas quando peguei na arma, eu pude ver os olhos de minha mãe
Ninguém sabe da minha batalha, só vêem os problemas que causo
É difícil viver quando ninguém te ama
Me imaginem em meio a pobreza e miséria
Eu e meus amigos não tivemos outra escolha se não caminhar
[...]
Em cada canto, cada cidade
Existe um lugar onde a vida é mais fácil
Uma champagne bem gelada pra relaxar
A qualquer hora , porque é muito bom
Esqueça as ruas do mundo la fora
Tudo que é errado vira certo
Nada além da paz , amor das ruas
Todo o gueto precisa de uma Thug Mansion
[...]
Querida mãe não chore
Seu filhinho está bem
Diga a todos eu estou no céu e aqui não tem bairros
Vi um show com Marvin Gaye noite passada
Fiquei emocionado
Tomando um drink com Jackie Wilson e Sam Cook
Depois de uma moça chamada Billie Holiday cantou
Fiquei conversando com Malcom até o dia raiar

...

Não sei se esse trecho que recortei dá pra passar a idéia da letra de Thugz Mansion então vou resumir a letra em poucas palavras. A música fala das dificuldades vividas pelo músico e faz ele imaginar como seria o céu de pessoas como ele e termina com ele falando como se estivesse lá.

A carreira de Amaru Shakur (Tupac) durou apenas 5 anos. Fez amigos, nesse período, mas nunca exitou em os transformar em inimigos. Numa dessas brigas dividiu os EUA ao meio. Notorious e os nova-iorquinos não vendiam e nem pisavam na costa oeste enquanto Pac e os californianos não íam para costa leste. A maior briga da história da música. 

Tupac era filho de uma ex-pantera negra, que fugia de sua história para sustentar os filhos e tentava oferecer a eles coisas que o gueto não ensinava. Lembro agora de uma parte de um documentário sobre a sua vida onde Tupac fala que via a discrepância do que aprendia na escola de artes e o que encontrava em sua vizinhança.

Sua carreira foi rápida mas bem intensa. Lançou livros de poesia, alguns são até adotados pelas escolas norte-americanas (tem um poema onde ele fala de uma rosa em meio ao concreto que é foda), lançou vários albuns, passou seis meses preso ouvindo seus inimigos o queimando e ficou esperando a hora de responder na música como fazia habitualmente, conseguia trazer a intensidade de sua fúria nas letras, ouvir Hit 'em Up é como se sentir na briga, ter a mesma raiva de um amigo traido. Foi alvo de acusações, tido como reflexo da podridão escondida por seu país. Na primeira vez que foi baleado entendeu que cada dia não é só um a mais, passou a escrever e gravar compulsivamente. Quando não se livrou da morte deixou um vasto material inédito que até hoje, 10 anos depois continua sendo publicado.

Solução? Ninguém achou quem o matou nem que apagou Notorious um ano depois. Só uma coisa é certa, verdadeiros nesse jogo dispostos a morrer por ele dificilmente será encontrado nas próximas safras. Não que tenham que morrer, eles perdem com isso e os ouvintes também.

A letra de cima faz parte de sua discografia póstuma, que já alcança mais de 10 albuns. Tem gente que acredita que eles está vivo em algum lugar, eu prefiro acreditar que foi mais uma expressão...


Onde vamos quando morremos?